quinta-feira, 2 de junho de 2016

Balanço Maio 2016

Olá meus amigos investidores, esse mês não foi tão legal  quanto os anteriores para  mim e para o ibov também..Vamos aos fatos!

Esse mês eu comprei uma empresa que já vinha namorando por uns meses e como o preço dela estava cotado abaixo do que quando comparado a uns meses atrás mas o seu valor em si se manteve bom resolvi pegar PSSA3!
Infelizmente por possuir poder de aporte baixo comprei poucas, mas a partir do momento que entra no meu portfólio eu já fico de boas porque agora é só balancear ao meu jeito.

Em relação aos meus dividendos eu to feliz, porque apesar de receber pouco eu já dobrei a média que tinha ano passado. Eu estou numa dúvida, pois tenho como meta aumentar a média de dividendos por mês para 30 reais, só que tenho comprado mais ações e o que ajudaria a conseguir essa meta seriam os FII's. Vou ver o que faço..

Quanto as empresas que possuo eu vou colocar a CMIG em quarentena.. foi a minha primeira empresa que comprei. Antes de comprar a empresa era tudo de bom em números, foi só dar enviar ordem no HB que perdeu concessão,dividendos diminuiram, juros aumentou, dólar disparou e a dívida dela consequentemente foi para casa do CA#$%##$.  Eu não sei se permaneço por mais um tempo, pois pelo que acompanho estão tentando dar jeito e vou ver com possível queda de juros se as dívidas possam ser amenizadas. Mais se continuar assim..sei lá..Eu depois que peguei ela falei que não encheria minha carteira com empresas alavancadas, mas caso ela venha a sair substituiria ela por talvez CCRO3, acho que uma alavancada e boa pagadora de dividendos pode se encaixar bem na carteira.

Bom o consolidado da carteira caiu em virtude do péssimo mês das minhas ações que fecharam em negativo de 7,99%. Mas os FIIs aumentaram em 2,36% e no final meu consolidado ficou em -1,59%
Seguem as tabelas do AdP
Ações: abev3, itub3, pssa3, cmig3
 FIIs: rngo11, edga11b, ffci11, bbpo11
 Consolidado
 Aqui é a minha evolução, gosto muito de ficar vendo isso, comparado aos cinco primeiros meses de investimento eu mais que dobrei os dividendos recebidos nesses cinco primeiros meses de 2016. Sei que é pouco, mas a tendência é aumentar até porque tem que esperar os meses de pagamentos de dividendos =P
Depois posto a divisão correta dos meus ativos
Abraços

14 comentários:

  1. CMIG até hoje só me deu tristezas, maldita hora que escolhi comprá-la! rsrsrs...

    E além da CMIG eu ainda tenho a PETR, que nem dividendos distribui mais. No entanto, não devo me livrar das duas tão cedo, porque já chegou praticamente no fundo do poço.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Cara, lei de Murphy.. entrei na cmig e deu td ruim com ela.. vou segurar ela mais um tempo e ver o q acontece.. se ver alguma perspectiva posso até comprar mais.. mas eu acho arriscado enqto tem outras companhias ai de bobeira.
    Petr eu nunca cogitei entrar, mas o q eu ouvi de conselho dos outros dizendo que era o negocio da vida. Q petrobras nao vai falir, q na pior das hipoteses privatiza e melhor, etc.. Mas nunca quis hahaha

    ResponderExcluir
  3. Queria ter começado a investir além da poupança já quando estava na faculdade também. Nem esquente com isso de gerar renda. Diversifique e aporte no que tiver valor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É rapaz, nós somos doutrinados pela poupança. O ideal é começar cedo, e usar o tempo a seu favor. Eu comecei com 24 anos, e te dizer que é brabo deixar de fazer algumas coisas pra poder aportar e ver resultados ínfimos, mas a recompensa vem a frente.

      Excluir
  4. Dividendos.... dê uma esperada...acho que Cemig ainda tem um bom potencial para o investidor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o que pretendo.. esperar talvez mais um ano e ver oq pode acontecer. Se eu achar que não tem mais jeito, que a adm não está fazendo nada para melhorar, se as dívidas ainda continuam a aumentar.. não vai ter jeito. Mas vou segurar mais um pouco.

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Div,

    É já tive bons olhos na cmig também .. mas .. anda bem complicado .. a nao ser pra alguns poucos afortunados nos blogs. .a maior parte de nós vai aportando aos poucos ..e vendo a renda aumentar aos poucos .. devagar e sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aham, devagar e sempre. Qd eu passar pro meu concurso eu compenso os aportes menores de agora hahaha
      abraços

      Excluir
  7. Sempre bom comprar seguradoras, eu tenho três na minha carteira, rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, bom são essas empresas com dívida zero. Fora que é ótimo ter uma empresa q as pessoas pagam pra na maioria das vezes não usar o serviço, nesse sentido eu penso mto na multiplus tb.

      Excluir
  8. Respostas
    1. É, ações dando um susto.. mas ainda bem q o TD e fiis seguraram a onda e não deixaram me ferrar taaanto
      abraços

      Excluir
  9. Te adicionei no Blogroll! Guerreiro é guerreiro. E há tempos penso no Buffett, seguradoras... Acho que também tenho que ter uma na carteira.

    ResponderExcluir