sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Mudança de planos na carreira

Bom, eu estive refletindo sobre o meu futuro nos últimos meses. E a conclusão não foi nada agradável. Eu, com 24 anos e terminando engenharia, não consigo estágio/emprego/trainee e canso de me inscrever em processos seletivos e a mesma palavrinha negativa sempre volta. O cenário econômico contribui para essa escassez de vagas ou diminuição e isso me fez pensar sobre concursos públicos.

Na minha área, um amigo meu foi efetivado e mesmo tendo um título de engenheiro vai se tornar um analista. Isso faz com que o salário dele seja reduzido quase que pela metade, de uns R$6.000para uns R$3.000 mais ou menos e, segundo ele, a jornada sempre ultrapassar oito horas. Eu comecei a ver uns concursos públicos, como o do INSS para técnico por exemplo, que paga em torno de R$5.400 e você trabalha certinho e tem seu dinheiro todo mês na sua conta sem se preocupar com demissão. Eu sempre quis ir para área privada por ser muito dinâmica, mas a quantidade de "nãos", possibilidade de ir embora a qualquer momento e baixos salários estão me fazendo considerar muito a outra opção.

Dizer que é o meu sonho ser um funcionário técnico do INSS é pura mentira, mas acredito que depois que esteja dentro você tem que almejar novos concursos/cargos para assim crescer. Eu na área pública me interesso pela área fiscal (coincidentemente um dos melhores salários ahahah), e geralmente são os concursos mais difíceis. Então vou começar a estudar forte para esse do INSS e traçar meta a longo prazo para um destes grandões, eu conheço um cara que viajou o Brasil todo porque passava em um e ia, passava em outro e ia e ele dizia que em todos os salários eram bem altos ( 15mil+). 

Esse post foi meio que um desabafo, não estou desistindo da área privada no entanto que ainda me inscrevo nas oportunidades que aparecem. Mas é que chega uma hora que dá uma cansada, e vejo alguns amigos que são demitidos ou que estão preocupados já que a empresa está mandando muita gente embora. 
Acho que é isso, eu sei que muita gente acha que ser servidor é viver na "mamata" mas acontece que para mudar só com novas pessoas com mentalidade diferente,  até porque servidor é algo importante para o país e essa função deveria ser exercida com mais eficiência.

Abraço e bons dividendos

22 comentários:

  1. Tenho um amigo que passou no INSS, dentre outros concursos. O que ele me fala é que o dia a dia era um inferno, tanto que largou e hoje tem sua própria empresa. Disse que todos lá eram vagabundos e fracassados não necessariamente no lado financeiro, mas no resto, parece que ninguém tinha apetite pela vida. Tome cuidado com as questões de salário pois lá você se acomoda. Provavelmente vai preferir ganhar menos e trabalhar 6 horas pois o trabalho é horrível. Atender velhos com papéis suados, lavradores com documento escrito à mão e advogados sanguessugas que tentam te ganhar no grito (foi o que ouvi).
    A alguns dias outro amigo, dentista, disse que ia largar o que fazia (ganha em torno de 4k) para tentar passar no INSS. Também achei bobagem mas vai de cada um, principalmente se você realmente vai usar o serviço público de escada para patamares mais altos.
    É uma pena ao meu ver pois, com seu título de engenheiro, apesar dos pesares, em poucos anos, você conquista esse salário e muito mais. Na sua idade (a pouco tempo atrás) eu passei pela mesma coisa e estava puto da cara com minhas perspectivas. É bem verdade que o Brasil é uma bosta e vai ficar pior. Mas como engenheiro você tem muitas oportunidades e até mesmo chance de exercer suas profissão num país decente. Dentro da engenharia (não sei qual a sua, falo de maneira genérica) existem muitas fórmulas de se fazer muito dinheiro. Este seu amigo analista pode ganhar 3k, mas está infiltrado... Engenharia é uma carreira escassa desde o Egito antigo onde hora ou outra você agarra uma chance excelente e muda de vida.
    Sabe aquele negócio de que de médico e louco todo mundo tem um pouco? Pois é, de engenheiro quase ninguém tem, nem na parte do conhecimento, nem na parte da proteção de mercado. Pra você se meter em um loteamento imobiliário e ganhar uma boa grana, várias vezes durante a vida, sendo engenheiro é bem mais fácil por exemplo. Pra você abrir sua própria empresa e tirar esse salário de INSS, sendo engenheiro também, você tem um mindset baseado em processos muito melhor do que o dos outros.
    Claro que tudo demanda tempo... Anos de aprendizado. Estou beirando os 30 e ganho por volta de 3k na minha profissão lixo, mas hoje penso muito a respeito de uma coisa que li a algum tempo: Dentre outras coisas, emprego público tem teto salarial. Não quero teto.
    Boa sorte seja qual for sua escolha, um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo em algumas coisas, mas o meu pensamento é usar como trampolim e tem alguns empregos que são legais. Se tu passa pro INSS e ganha teus 5k e ta triste isso vai te servir de motivação pra estudar para outro melhor. Quanto ao teto eu acho que por você depois de algum tempo ter essa estabilidade e um dinheiro certo você tem um maior apetite por risco, podendo investir mais em compra/venda imoveis, franquias (por gerente ou povo da familia pra trabalhar e ajudar), e as próprias ações que tb são formas de aumentar a renda. Eu como disse estou bem inclinado a arriscar isso, mas se aparecer algo no privado vou tb. Estou atirando pra tudo que é lado!

      Excluir
  2. Cara quando fazia faculdade de eng, tive o mesmo problema...pois precisei estagiar em 2008/2009...Meu objetivo era ir para o setor privado após o termino da faculdade, porém 2008 mudou essa minha vontade. Comecei a estudar muito para concursos e passei em uml. Inicialmente eu ganhava o dobro dos rendimentos dos meus amigos recém-formados, porém com o tempo vários deles já aumentaram bastante seus rendimentos (com perspectivas maiores que as minhas). Não me arrependo do caminho que segui, mas as vezes dá uma vontade de ir para o setor privado para ver como seria meu desempenho do "outro lado da cerca". No setor publico, o salário inicial é maior, mas as perspectivas de crescimento são menores, porém no setor publico o assedio moral é menor e a qualidade de vida é maior. Tenha uma coisa em mente, o serviço publico só será uma "mamata", se tua mentalidade for essa, pois há muito trabalho para ser executado (veja, por exemplo, a turma que cuida da lava-jato). Enfim, se fosse você tentaria o setor privado primeiro, caso não gostasse tentaria o publico...até pq agora vai ser complicado para concursos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te entendo, mas é oq disse acima, eu não desisti do setor privado e continuo tentando. Mas é aquilo, caso passe pra um público ai me dedicaria a isso entende? Vejo pessoas com mais de dez anos de casa e que deram a vida sendo demitidas, eu gosto de riscos no entanto que estou ai nas ações.. mas eu estou numa situação que o que vier primeiro eu encaro, entende?

      Excluir
  3. É meu caro, complicado ... eu tenho 33 anos, quando estava fazendo facul havia esse mesmo questionamento. Acabei optando pela privada, mas hoje, mais de 10 anos depois, ainda mais em épocas como agora onde os projetos secam e muita gente está levando um pé na bunda, sempre volta o pensando... será que não deveria ter partido pra vida de concurso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha faculdade teve uma época que as empresas que prestam serviço para petrobras enxugaram os projetos e ngm arrumava estágio e mto menos emprego. Agora até que melhorou um pouco, mas mesmo assim é tenso! Eu queria pelo menos entrar e ver se era mesmo isso ou se me encaixaria melhor no publico. Em questãode salário tem uns que pagam tão bem quanto privados (na época boa) e te permitem até ter projetos paralelos como empresas, franquias então caso arrume um maneiro acho que da pra fazer grana e nem me estressar tanto

      Excluir
  4. Não me veria bem no setor publico, sabendo que se eu cumprisse ou nao as minhas atividades receberia o mesmo salario. Ou que, mesmo se me destacasse, receberia o mesmo salário do Zé que tem o mesmo cargo que eu e não faz nada.

    Odiaria trabalhar contando as horas pra ir embora ...

    Sei la, nao combina comigo e nao tenho interesse.

    Abraço

    VDC - viverdeconstrucao.blogspost.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tá add aqui VN!
      Aí que tá VN, você pode se acomodar ou não! Tenho um amigo que passou para um e ele diz que faz tudo oq tem q fazer em umas 3 hrs e o resto fica o dia todo para fazer as funçoes. Ele disse que faz as tarefas e fica estudando pra um concurso melhor, ou seja, o tempo dele fica produtivo. Também acho que ficar contando tempo para ir embora é ruim, mas você pode arrumar algo para fazer, tanto estudar para um concurso melhor e ir passo a passo melhorando seu salário ou ir melhorando o ambiente que trabalha. Eu nunca trabalhei, fiz intercambio nos eua mas acho que nao conta, fora isso eu nao tenho experiencia no mercado de trabalho. Como disse acima, vou tentando tudo e o que pintar eu vou meter a cara. Se for privada vou dar o meu melhor e aprender ao máximo, se for pública vou dar um jeito de estudar e ir crescendo cargo a cargo, concurso a concurso.

      Excluir
  5. O fato é que todos os servidores que conheci me falaram a mesma coisa, vou começar nesse concurso mas vou fazer outros, ou vou usar isso de ponte pra poder capitalizar e abrir minha empresa. Enfim anos depois e todos unanimemente estão exatamente onde começaram.

    obviamente você pode encontrar uma exceção ou outra, obviamente você pode ser essa exceção mas precisa saber que emprego público vai sugar toda a sua vontade de crescer na vida, simples assim.

    Gostei muito do primeiro comentário ele disse um fato importante área privada demora mais a ter retorno/reconhecimento mas quando ocorrer vai superar as expectativas de um serviço público

    Fato que vejo que em grande maioria dos servidores públicos vivem atolados financeiramente, vai do cara que ganha 4K ao que ganha 20 ou 30k não importa o cara vai ajustar o padrão de vida ao salário dai com o tempo a inflação começa a corroer a renda do indivíduo ele não vai ter outra fonte de renda aí começa a catástrofe financeira.

    Cada um sabe da sua via, mas eu torço fortemente pra Q vc não largue a carreira privada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te entendo VdD, mas é que to com 24 anos e preciso começar a ganhar dinheiro. É muito ruim depender dos pais para tudo, e como eu disse eu to tentando setor privado também mas não tenho conseguido. Quanto ao que você disse de ajustar o padrão de vida, acho que de modo geral você está certo. Sempre vamos querer mais e mais, só que o que paro pra analisar é o fato de eu estar investindo agora e poupando. Será que com mais dinheiro não conseguiria poupar mais e investir mais já que "absorvi" essa cultura de poupar e investir?

      Excluir
  6. Aproveite o melhor dos dois mundos. Tenho 3 amigos servidores e Engenheiros. Todos trabalham nos dois setores, é claro por sermos do ramo da fiscalização o horário é mais flexível.

    Interessante que nenhum deles cogitam sair do serviço público. Você pode ser o diferencial por trabalhar nas duas esferas e ainda investir pesado em outros seguimentos.

    Eu mesmo tranquei o curso de Eng. Civil na Federal. Foco agora em concursos melhores remunerados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. desculpa perguntar mas qualquer area fiscal ou alguma especifica que é mais "tolerante"? Eu sempre pensei em algo pra mim, uma empresa e talz mas sempre acreditei que essa empresa viria dps de trabalhar alguns anos e ter experiencia no setor privado e poder levar isso pra mim. Já no setor publico voce tem mais tempo para pensar e desenvolver um plano de negocio, mas vc nao teria a vivencia no setor. Dps se puder explicar a "flexibilidade" do horario so pra eu ter uma ideia, pq nos concursos que vi todos sao 40hrs semanais
      abc e ta add aqui

      Excluir
    2. Todos serviços que não podem ser interrompidos, possuem serviços de escala de plantão. Com isso você pode permutar ou pagar um colega para tirar para você.

      Excluir
  7. Se fosse VC dividendos estudava para concursos....já trabalhei em setor privado, a gente sofre humilhações violentas, se não tiver um Q.I forte não chega a lugar nenhum.... Além de constantemente ter medo de demissão.... Nunca mais tive gastrite depois que entrei no serviço público. Boa sorte..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha ideia era entrar de cabeça num que exigisse menos tempo de trabalho e tentar arrumar alguma coisa paralela. Tipo uma franquia, algo já pronto. Ou pensar mais em aluguéis, coisas alternativas tb

      Excluir
  8. Se fosse VC dividendos estudava para concursos....já trabalhei em setor privado, a gente sofre humilhações violentas, se não tiver um Q.I forte não chega a lugar nenhum.... Além de constantemente ter medo de demissão.... Nunca mais tive gastrite depois que entrei no serviço público. Boa sorte..

    ResponderExcluir
  9. A sua indagação é pertinente. O país é tão distorcido que leva profissionais capacitados a cogitarem o setor público. Vejo com a minha namorada - desistiu de seguir a carreira de professora (por que será?), estudou e passou em um concurso público. Espero que isso não limite as ambições dela.

    Enfim, segue um artigo interessante:

    http://porque.com.br/fala-marcos-mendes-uma-fabula-de-improdutividade/

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professor ganha bem se for de universidade federal que ganha uns 7~8 mil. Se for da área tecnológica ainda tira um dinheiro com projetos. Se for de médio ai só aqueles cursos pré vestibulares que pagam bem. Professor de curso pra concurso tb ganha uma grana boa, fala pra ela olhar isso tb.
      Vou ler o link que mandou
      abc

      Excluir
  10. Fala dividendos,

    Em primeiro lugar, qual é sua engenharia? Faço Engenharia Elétrica em uma federal do RJ tbm, e cara, nesses tempos de crise, ficar investindo tempo e esforço para passar em processos seletivos de grandes empresas é furada... Não pela sua capacidade ou falta dela, mas sim porque as vagas ficam super concorridas mesmo, com muitos estudantes concorrendo, então a chance diminui bastante.

    Uma alternativa que eu lhe recomendo agora (foi o que deu certo pra mim), é procurar empresas menores, tipo consultorias, projetistas, que essas geralmente possuem uma vaga ou outra de estagiário a serem preenchidas, e sempre é por algum conhecido de alguém que já trabalha lá - o velho Q.I. Converse com TODOS seus colegas de curso (mesmo aqueles que tu não vá muito com a cara, sempre tem desses), veja onde cada um deles trabalha, pesquise sobre a empresa para ter assunto, e vai chegando perguntando sempre se tem uma vaga ou outra pintando.

    O bom dessas empresas pequenas tbm, é que se tu entrar, já era, os caras vão te dar muito trabalho pra fazer, e tu acaba se tornando um asset pra eles, as chances de te manterem após a colação de grau são altas, mesmo nessa crise aí, ainda tem oportunidades como essa. Ouvi um amigo falando que essas empresas pequenas muitas vezes enxugam os custos chutando um ou dois engenheiros, e contratam três ou quatro estagiários pra fazeremo mesmo serviço. Estagiário é mão de obra barata, né.

    Nom, acho que me estendi um pouco, mas fica aí minha dica. Espero que lhe seja útil, e boa sorte nos dividendos também!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu concordo que pequenas empresas fazem você aprender muito! Eu hoje estou num estágio não remunerado e estou aprendendo bastante coisa, conhecendo gente e talz. Mas o foda que o estágio é em um orgão publico então network lá não tá adiantando muito já que precisa ser concursado. Eu tenho tentado uns amigos que estão na área de consultoria também, mas tá ruim. Como disse acima não desisti da area privada, mas já estou considerando a pública e caso ingresse nessa pretendo voltar para privada como dono de algum comércio atuando de forma paralela. Mas agradeço a opinião e a visita, abraços

      Excluir
  11. Gostei do seu desabafo. Era eu há uns 8 anos.
    Tinha acabado de me formar e não tinha perspectiva no mercado de trabalho. As ofertas eram escassas na minha cidade e já havia tentado alguns concursos públicos sem sucesso. Então mudei de cidade, consegui um emprego meia boca pra pagar parte das contas e me matei de estudar. Passei em vários concursos estaduais e municipais e pude escolher em qual ficar. Hoje ganho relativamente bem e com estabilidade. Porém, atualmente, vi que meu perfil é pra área fiscal. E agora voltei a estudar só pra concursos nessa área.
    Como passei por empresas privadas, te digo sem sombra de dúvidas que quero continuar onde estou, como servidora publica. Porém, numa área profissional em que eu me sinta mais confortável profissionalmente e não apenas monetariamente.
    Hoje entendo que o jeito mais fácil de se conseguir um emprego é estudando pra concurso. Investindo grande parte do seu dia em estudos, é possível conseguir uma vaga em apenas 1 ano. Enquanto muitos dos seus colegas estarão ralando para conseguir ainda algum emprego ou fazendo mil certificações para chamar a atenção no CV.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Cupcake, desculpa pela demora em responder. Eu sou um cara que preciso de dinamismo, não conseguiria algum emprego que tivesse que ficar ocioso. Eu já estou estudando firme para area fiscal que é uma considerada top, eu pensei em fazer igual a voce em prestar algum menor (tipo para ensino médio) e dps rumar para um grande. Mas percebi que é melhor começar forte agora, pq se passo pra um menor é capaz de acomodar e depois pegar ritmo de estudo de novo é um inferno. E a minha meta é de arrumar algo nesse período q vc disse, por voltar de 1 ano e meio estudando legal.
      Forte abraço e boa sorte nos teus concursos tb

      Excluir