quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Apresentação

Olá investidores!
       Eu sou um estudante de engenharia da UFRJ de 24 anos e que comecei a me interessar mais sobre finanças a cerca de uns 5~6 meses. Desde então eu tenho lido muitos livros sobre o assunto, e recentemente achei alguns blogs onde os autores contam suas experiências e mostram passo a passo dos seus investimentos durante os meses. Eu gostei muito dessa ideia e resolvi criar um espaço para que eu possa mostrar os meus investimentos e como escolhi cada um deles. Acho legal porque tanto vai me ajudar a monitorar o meu progresso e também pode servir como um lugar para discutir as escolhas feitas.
       Bom, eu comecei a investir mesmo há 2 meses em renda fixa. Hoje já possuo tanto ação quanto FII. Como meus aportes serão pequenos (cerca de 300~400 mensais) vou usar o TSDB do bastter para me guiar na compra de cada mês. Eu pretendo montar uma carteira em que 50% do meu patrimônio será em renda fixa (tesouro,lc's, cdi) e os outros 50% em variável. Sendo que nesses 50% variável eu vou fazer uma subdivisão que consistirá em 25% em FII's e 25% em ações.. O tsdb para quem não sabe é um programa que ajuda o usuário a manter o balanceamento da sua carteira que já foi  previamente configurada. 
        A minha ideia é ter uma carteira de ações com 5~6 empresas e 8~10 FII's. Por só fazer pequenos aportes (se tudo der certo isso vai mudar =) ) possuo atualmente 1ação e 1 FII, o que considero muito arriscado pois qualquer variação me deixaria mto exposto. Então, quando possível farei novas compras.
Como eu disse acima, por não ter conseguido diversificar ainda, a queda da CMIG mexeu bastante com as reservas.. Mas isso vai mudar conforme for adquirindo novos ativos.
Por hoje é só, pretendo atualizar o patrimônio entre dias 10 e 12, mas caso ache matérias interessantes eu procurarei postar aqui também para tentar ajudar outros.
Até a próxima!

5 comentários:

  1. Obrigado Uorrem!
    Vamos ver como eu me saio nesse breve, porém espero que longo, caminho para acumular patrimônio.
    Abc

    ResponderExcluir
  2. Parabéns por começar tão cedo Div!
    Seria um sonho ter começado na sua idade.
    Quando chegar na minha (por volta dos 30-35), você agradecerá imensamente ao Div do passado por ter começado hehe.
    Grande abraço!
    Stark.
    www.acumuladorcompulsivo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Stark, aqui na família ngm nunca se interessou nisso. Fui buscando em youtube e livros e tomei coragem, o primeiro passo. Deveria era ter perdido o medo e começado mais cedo até hahaah. No entanto, eu tive um período que não aportei mais, só que mesmo assim vi a carteira subir.. vi o "médio prazo" agindo e valeu a pena
      abraço

      Excluir
    2. eu tb comecei cedo (15 anos) mas aportava só "merreca", até porque não tem como ganhar muito com 15 anos, a não ser que você seja rico... Acho que o mais importante é aprender a poupar e aportar desde cedo, quando se tem a chance. Isso sim é vantagem.

      Excluir